Categorias
Tendências e Design

Como economizar na decoração da casa

Sim, em alguns momentos decorar a casa pode sair um pouquinho caro. 

Mas se você é uma pessoa criativa, cheia de ideais diferentes e com o foco em reaproveitar materiais, então chega mais que esse texto é para você! Ainda mais se você acabou de adquirir seu imóvel novinho com tudo que você sempre quis, como os empreendimentos da Pride.

Não importa qual parte da casa você planeja decorar, mobiliar e etc. 

Sempre existirão maneiras de economizar, transformando uma moradia em um lugar aconchegante e que reflita toda a sua personalidade. E o melhor: sem gastar muito 😉

Com algumas dicas para planejar bem o seu dinheiro, você consegue dar uma cara moderna à sua casa, sem ficar devendo nada a um design de interior mais profissional. 

Então prepare-se para sujar um pouco as mãos, porque aqui vamos nós!

1. Dê mais vida aos móveis

Sabemos que comprar coisas novas pode ser bastante prazeroso. Mas e se você pudesse dar vida nova aquele sofá incrível usando azeite de oliva? Bacana, né?

Pois é, o líquido é ótimo para as mobílias que tenham algum tipo de couro. É só passar e pronto!

Outra coisa que você pode fazer é colocar aqueles protetores quadradinhos, de carpete, sob as pernas de cadeiras, mesas e outros móveis para não marcar as superfícies com o peso.   

Mantenha os tapetes limpos, assim eles duram ainda mais tempo. 

Compre almofadas de sofá reversíveis, aquelas estampas duplas, dessa forma é só virar, mudar a posição e você terá uma sala com um arzinho diferente. 

2. Pinte e repinte

Separa uma bermuda velha, aquela camisa mais esgarçada e mão na massa! 

Dar uma corzinha nova às paredes de casa já é o suficiente para mudar o visual de maneira econômica. Nada de pagar por pintores. É arrastar os móveis, espalhar jornal no chão, rolo de tinta na mão e se tiver com dúvidas, abra um tutorial no Youtube.

Para ficar melhor, você pode chamar alguns amigos para ajudar!

Se a cor atual da sua parede for mais vibrante, por exemplo, siga outra direção e, desta vez, pinte com tons mais suaves. É importante lembrar que esse é o espaço que você vai viver sempre. Nos nossos empreendimentos decorados, lhe damos uma ideia de como decorar de um jeito onde tudo se encaixa. Clique aqui para conferir.

3. Puxe, arraste… mude!

Outra maneira fácil de (re)decorar sem gastar um centavo é reorganizar os móveis, criando uma nova experiência. 

Apenas trocando a mobília de lugar você muda a percepção sobre o seu espaço, fazendo ele parecer maior ou menor. Decida qual será a peça referência desta repaginada. Pode ser uma mesa de centro, aparador, sofá ou rack. 

Acrescente alguns travesseiros, almofadas, cobertores, tapetes e luminárias, dependendo do cômodo em que esteja mexendo.

Cubra pisos ou tacos desgastados com um tapete novo e descolado. Se você ainda não tem plantas, consiga algumas. Elas dão um toque revigorante no ambiente, além de deixar o ar da sua casa mais limpo. Nos nossos empreendimentos, os acabamentos são feitos com materiais top de linha e com duração prolongada, como o apartamento no Barcelona. Clique aqui para conferir.

4. Recicle

Decorar a casa

Existem muitos benefícios na reciclagem. O principal deles, pelo menos para a gente, é economizar algum dinheiro. 

Na decoração, transformar o que você considera descartável em itens novos e reutilizáveis é, além de econômico, despojado.

Você pode, literalmente, reciclar todo e qualquer tipo de coisa em casa: talheres velhos em obras de arte, portas velhas em peças de móveis novas, peças de carros velhas em sofás, suporte para utensílios domésticos e etc. 

Essa é uma ótima maneira de organizar sua casa e manter o orçamento no azul, com um toque de exclusividade. 

Mais um vez, recorra aos vídeos no Youtube para aprender tudo o que precisa. Esse tutorial, por exemplo, ensina você a fazer quadros decorativos com talheres velhos. Divirta-se!

5. Móveis bonitos? Sim!

Há muitos móveis de segunda mão de boa qualidade que você pode comprar a um preço muito baixo, sem comprometer a durabilidade. 

Não gastar muito com algumas mobílias permite que você troque com mais tranquilidade, logo assim que comece a enjoar dela. Em alguns dos seus empreendimentos, a Pride consegue parcerias para que móveis planejados saiam com desconto para nossos clientes. Como no caso do Recanto Portugal, onde fechamos uma parceria com a Todeschini.

Além disso, seu estilo tende a mudar ao longo do tempo. E ter que ficar com um móvel caro e que não te satisfaz mais, é a pior coisa que pode acontecer.

Se a cor dos móveis não combinar com o resto da casa, você pode pintá-los ou estilizar elementos como puxadores, deixando as peças com a sua cara.

Neste vídeo um grupo de amigas visita um brechó de móveis. Você pode começar a sua inspiração por ele, que tal?

6. Repense os pares de objetos

Já percebeu que, na decoração, grande parte das peças que compramos são em pares? 

Muitas vezes você precisa de duas coisas: duas luminárias, duas mesas de cabeceira, duas mesinhas de cabeceira ou duas cadeiras de jantar. 

E comprar duas de qualquer coisa é – pausa para choque – duas vezes mais caro!

Pois é, mas não precisa ser assim. E não sendo assim, olha que coisa boa: economizamos dinheiro!

Você pode combinar, muito bem, duas peças dentro da mesma categoria, sendo uma mais cara e outra mais barata. 

Dê prioridade para combinar tamanho e proporção, e não preço. 😉

Agora você já sabe como decorar a sua casa sem ficar com a conta no vermelho. 

Em tempos de coronavírus, tudo o que a gente quer economizar e sair bem de todo essa crise. 

E se possível com na casa ou apê incrível da Pride, porque não? 🙂

Categorias
Dicas de Compra de Imóveis

É melhor alugar ou investir na casa própria?

A casa própria é um dos nossos maiores sonhos, não importa a fase da vida.

Quando somos crianças, queremos sair de casa para brincar até de madrugada sem ninguém nos obrigar a dormir. Depois crescemos um pouco, e aí os objetivos são outros: trazer amigos, fazer festas, chegar a hora que quiser. E quando finalmente viramos adultos, nós só queremos paz e um cantinho para chamar de nosso.

Mas apesar de tudo isso ser realmente maravilhoso, é uma escolha bem difícil! Envolve vários anos de muito suor na testa e esforço para manter o nosso lar em dia. ????

Mas afinal: o que é mais vantajoso na hora de conquistar o seu cantinho? Alugar ou investir na casa própria? Já falamos nesse post um pouco sobre sair do aluguel ainda esse ano, mas se você ainda tem dúvidas em questão de investimento e vantagens, acompanhe esta matéria.

Essa não é uma escolha totalmente racional e baseada só em cálculos, por isso trouxemos esse conteúdo para te dar uma ajuda!

Vamos para as dicas?

Avalie as vantagens e desvantagens

Bom, a primeira coisa que precisamos fazer é avaliar as vantagens e desvantagens de cada um.

O que mais parece vantajoso para você ao alugar? E comprar um imóvel? Tudo isso deve ser colocado na ponta do lápis, porque assim fica muito mais fácil de analisar a multidão de pensamentos que passam pela nossa cabeça.

Algumas vantagens de comprar um imóvel, por exemplo, podem ser essas:

  • Poder dizer “essa é a minha casa”;
  • Tranquilidade: saber que ela vai ser sua para sempre;
  • Estabilidade: não precisar se preocupar com as escolhas do dono da casa, porque o dono da casa é você mesmo.

Já algumas vantagens do aluguel:

  • Possibilidade de morar em qualquer lugar: você não precisa se prender ao imóvel;
  • Custo relativamente baixo;
  • Adequado ao que você precisa hoje: não precisa alugar um apartamento/casa com 3 quartos se você precisa só de um, não é mesmo?

Mas nem tudo é feito de rosas! Vamos dar alguns exemplos de desvantagens também.

Desvantagens de alugar:

  • Você pode passar a vida pagando por algo que não te dê um retorno real;
  • A preocupação com a mudança é constante;
  • Desconforto pela falta de estabilidade;
  • Você não pode decorar do seu jeito, como falamos nesse blog.

Esses são só alguns exemplos, beleza? Essa lista é bem livre, então coloque o que faz mais sentido para você!

Analise em qual momento você está na vida agora e como vai estar daqui 10 ou 20 anos

Essa é uma etapa bem importante, porque ela pode ser decisiva.

Se você está em um momento de grandes mudanças, visionando um grande progresso ou com incertezas sobre o seu futuro, talvez financiar ou pagar à vista uma casa ou apartamento não seja uma boa ideia. 

Quando você financia, se compromete com o investimento em torno dela, desde a compra até detalhes finais como a decoração. E como você vai saber como vai estar lá na frente? Infelizmente ainda não temos a possibilidade de prever o futuro. Mas uma coisa é certa: tudo pode mudar, inclusive suas necessidades.

Mas, por outro lado, se você tem um planejamento de vida muito claro na sua cabeça, como ter uma família com 2 filhos e um cachorro, a certeza de que não vai ter nenhum filho ou também já alcançou a estabilidade e está tudo certo, comprar ou financiar uma casa (com as menores taxas possíveis, é claro) seja uma ótima ideia! 

Além disso, mesmo que sua família aumente e você deseje se mudar no futuro, você pode transformar sua casa em fonte de renda, alugando para outros moradores ou entrando em aplicativos como o AirBnB.

Veja, uma casa própria é uma garantia: Depois que quitar todas as parcelas, você terá o imóvel dos seus sonhos (porque a mesma casa ou apartamento daqui 20 anos muito provavelmente não poderá ser comprado pelo menos valor ameno, mas maior) e poderá viver tranquilamente.

Por isso, a Pride oferece oportunidades de compra para que seja muito mais fácil, com entradas parceladas e muito mais. Dá uma olhada aqui.

E quando cada método (alugar, financiar ou pagar à vista) vale mais a pena?

  1. Aluguel

O aluguel vale a pena quando as taxas dos financiamento forem muito altas e resultem em um montante final de até 3x o valor real do imóvel.

Por isso, é muito importante você pesquisar bem e comparar os dois métodos.

  1. Financiamento

Existem várias formas e bancos para financiar o seu imóvel. Mas a taxa de juros entre eles pode variar bastante. 

Por isso, o programa Minha Casa, Minha Vida da Caixa Econômica é tão interessante nesse momento. Por ser uma estatal, ela tem as menores taxas do mercado e, dependendo do imóvel, as parcelas do financiamento ficam até mais baratas que o valor do aluguel de uma casa ou apartamento do mesmo padrão!

Nesse caso, vale muito a pena! 

Sem contar que existem apartamentos perfeitos e econômicos que oferecem tudo o que você precisa pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Para conhecer algumas opções que a Pride oferece, é só clicar aqui.

  1. Pagamento à vista

Essa opção é quando você tem o dinheiro em caixa. Mas vamos pensar: você investe esse dinheiro corretamente? Se sim, muito provavelmente você tem uma taxa de rendimento aproximado de 0,7 ou até 1% ao mês. E isso é muita coisa!

Então temos dois lados da moeda: uma quantia boa de dinheiro rendendo e trazendo estabilidade vs. o pagamento à vista SEM JUROS da sua casa ou apartamento.

Quando dizemos sem juros, é praticamente pela metade do valor se fosse financiado, ou até mais. Sem contar com os descontos que você pode conseguir

E por fim: calcule!

Sabemos que essa não é uma tomada de decisão totalmente racional, mas também não podemos deixar os cálculos de lado! Por isso, desenvolvemos uma simulação de um dos nossos empreendimentos para ajudar na comparação.

Use e abuse! E no final, depois de tudo isso, pode ter certeza que você vai ter tomado a decisão certa.