Categorias
Cases de Sucesso e Projetos

Melhoria contínua: nosso compromisso em tudo o que fazemos

Saiba mais sobre nosso compromisso com melhoria contínua, prática que agrega valor e traz resultados que impactam clientes, colaboradores e a sociedade como um todo.

A melhoria contínua é uma realidade na rotina das organizações, e há métodos testados e aprovados para implementá-la. Em virtude do mercado altamente competitivo, de nada adianta alcançar um resultado se o planejamento não incluir novos objetivos a fim de dar constância e viabilizar um crescimento sustentável.

Mas, como colocar isso em prática nos negócios?

Assim que a melhoria contínua passa a fazer parte da cultura empresarial, como é o nosso caso, o conceito é expandindo para todos os setores da empresa. Porém, antes de tudo, você precisa entendê-lo para só então poder aplicá-lo de forma satisfatória.

Pensando nisso, no post de hoje trazemos um resumo objetivo sobre o tema! Você irá aprender:

  • O que é melhoria contínua
  • Como é o ciclo da melhoria contínua
  • Metodologia Kaizen
  • O compromisso da Pride
  • Melhoria contínua em processos internos
  • Melhoria contínua em métodos construtivos

Seja para quem é da construção civil ou de qualquer outra área, ampliar os conhecimentos sobre melhoria contínua é uma oportunidade de não apenas turbinar as métricas, como também de aumentar o nível de satisfação dos clientes.

O que é melhoria contínua?

Certamente, cada um de nós já ouviu a frase “nada é tão bom que não possa melhorar”. Nos negócios, de fato a premissa é mais que verdadeira. Desse modo, a melhoria contínua é a prática adotada por gestões engajadas em aumentar cada vez mais seus resultados, bem como aperfeiçoar uma série de questões que fazem a atividade acontecer.

Só para exemplificar, a melhoria contínua pode estar presente em produtos, processos ou serviços. Trata-se de um plano cíclico, ou seja, todo dia você identifica como os procedimentos e rotinas podem ser mais eficientes e eficazes. Contudo, o segundo passo demanda a aplicação de três fatores básicos para que melhoria contínua possa se desenvolver.

  1. Continuidade: buscar novas formas de administração e execução de tarefas requer análises e estudos até que resultem em ações efetivas. Por isso, tudo deve ser repetidamente praticado no cotidiano organizacional, assim como reavaliado esporadicamente, de acordo com as necessidades;
  2. Mindset: além de melhorar processos, deve-se mudar toda a mentalidade dos recursos humanos – desde os cargos de liderança às funções operacionais, para que haja um compromisso com a otimização
  3. Compartilhamento: as cobranças devem existir na mesma medida em que as conquistas são celebradas. Todos os envolvidos nas mudanças que trazem retornos positivos devem ser reconhecidos, já que são peças fundamentais para que ocorram. Da mesma forma, a comunicação deve ser clara e objetiva, chegando a todos os colaboradores sem ruídos ou exceções.

Em outras palavras, significa dizer que os efeitos da melhoria contínua podem gerar aumento de capital financeiro, redução de resíduos, erros e desperdícios, melhoria de processos e qualificação de funcionários.

Como é o ciclo da melhoria contínua

Como você pode imaginar, aplicar a melhoria contínua é um desafio e tanto. Felizmente, por meio de alguns princípios, isso é totalmente possível.

Em primeiro lugar, é uma filosofia que demanda muito foco de todos os participantes. Então, estabeleça prioridades, afinal, os pontos principais trazem resultados em curto prazo.

Outra coisa: saiba identificar os cenários. Essa é mais uma prerrogativa no ciclo da melhoria contínua. Portanto, as equipes são responsáveis por definir os parâmetros e alcançá-los para, em seguida, estabelecer indicadores. E, por fim, traçar as devidas estratégias para cada setor. Logo após essa fase, é normal e esperado que surjam padrões para facilitar e manter os esforços e resultados.

Todavia, mesmo com foco, medição e padrões, existem inúmeras ferramentas de qualidade que ajudam a definir os rumos das atividades empresariais. Entre elas, duas das mais famosas do mundo, chamadas de Lean Manufacturing e Lean Seis Sigma, ambas criadas para identificar problemas e propor soluções.

No entanto, hoje vamos falar um pouco mais sobre a PDCA, considerada o próprio conceito da melhoria contínua. Dividida em quatro etapas – Plan, Do, Check e Act (em português Planejar, Fazer, Verificar e Agir), compõem o ciclo que deve rodar continuamente dentro de uma empresa.

Como ela funciona?

melhoria contínua
  • Plan
  • Identificação do problema
  • Análise do fenômeno
  • Análise do processo
  • Plano de ação
  • Do
  • Execução
  • Check
  • Verificação
  • Act
  • Ação
  • Padronização

Metodologia Kaizen

É provávelque o termo não seja novidade, mas nem todos sabem como age a metodologia Kaizen, mais um dos recursos da melhoria contínua para alcançar resultados. Apesar de englobar várias práticas, o método se baseia na ideia de que pequenas, positivas e perpétuas mudanças são as que resultam em benefícios significativos.

Além disso, a metodologia tem por norte conceitos como o Just-In-Time, a padronização de processos, o uso eficiente dos recursos e a redução do desperdício. Ou seja, é um mindset que pode ser utilizado tanto na esfera pessoal, quanto corporativa. Na rotina empresarial, por exemplo, os funcionários são motivados a sugerir ideias que solucionem problemas em comum, de modo que eles não voltem a acontecer.

Similarmente às demais disponíveis, divide-se em etapas para acontecer. São elas:

  1. Encontrar problemas
  2. Mapear processos
  3. Identificar as causas e propor melhorias
  4. Produzir evento Kaizen para implementar melhorias
  5. Analisar novos dados
  6. Padronizar procedimentos
  7. Planejar os passos seguintes

O compromisso da Pride com a melhoria contínua

Desde que foi fundada, em 2012, a Construtora Pride pauta suas ações em oferecer e otimizar resultados. Para isso, tem na melhoria contínua um dos seus valores e investe para que a prática seja aplicada em todas as áreas em que atua. Assim sendo, a marca possui uma sólida reputação no mercado e é uma das 50 maiores construtoras do país, segundo o ranking da Intec Brasil.

No momento em que lançamos um novo empreendimento, nosso propósito entra em cena: entregar o melhor imóvel para as pessoas construírem seus lares e seus melhores momentos.

Melhoria contínua em processos internos

No dia a dia da Pride, as pessoas são o elo que mais importa. Como se não bastasse o compromisso com os clientes, prioriza um ambiente de trabalho no qual todos os colaboradores são conscientes de suas responsabilidades no processo.

Os pilares de sua atuação incluem consistência, comprometimento e alta qualidade. Ainda assim, realiza auditorias internas para garantir a transparência e solidez que já são peculiares. Finalmente, possui o Selo ISO 9001, uma certificação que atesta o compromisso com as diretrizes de gestão empresarial que visam, sobretudo, a excelência. Sem falar na constante atenção aos compromissos no âmbito da responsabilidade social.

Melhoria contínua em métodos construtivos

Atualmente, a Pride se orgulha de possuir uma política de qualidade na qual a melhoria contínua abrange os métodos construtivos. A cada nova construção, as questões ambientais são devidamente priorizadas de acordo com as legislações vigentes.

 Quer saber mais sobre como aplicamos a melhoria contínua? Venha nos fazer uma visita e não perca a chance de conversar com nossa equipe. Teremos o maior prazer de apresentar a Pride, uma construtora especialista em realizar sonhos! E esse é um dos nossos motivos de orgulho.

Categorias
Tendências e Design

Chá de panela: como organizar e o que pedir para o seu novo lar

Chegou a hora de morar sozinho ou mudar para um novo apartamento? Aproveite a ocasião para celebrar a conquista com amigos e familiares com um chá de panela!

A festa é uma tradição para quem vai casar, mas também pode ser realizado por solteiros que vão iniciar uma nova fase da vida: morar sozinho. Neste caso, o evento pode se chamar “chá de solteiro” ou “open house” e é uma boa pedida para conseguir alguns itens básicos para o novo lar.

Se você gostou da ideia, continue a leitura desse artigo para saber como organizar um “chá de solteiro” e tornar esse dia bem especial.

O que é chá de panela?

O chá de cozinha ou chá de panela pode ser definido como uma reunião de amigos e familiares para apresentar seu novo lar. Geralmente, o anfitrião recebe os convidados com comes e bebes e é presenteado com utensílios básicos e super necessários para essa nova fase. Além disso, o formato do evento depende do seu gosto pessoal: pode ser um café da manhã, um lanche da tarde, um churrasco e até um happy hour.

Além de disponibilizar os quitutes, o anfitrião irá fazer uma lista de chá de panela, que poderá ser disponibilizada em lojas especializadas em artigos para casa e decoração. Assim, ele poderá escolher itens que julgar essenciais para estrear nessa nova etapa da vida.

Primeiramente, é preciso dizer que conquistar a independência e morar sozinho é um movimento que exige muitas responsabilidades. Portanto, escolher o imóvel ideal, é apenas o primeiro passo. E o chá de panela pode deixar esse começo mais leve. Você irá receber mimos que serão úteis no dia a dia, além de elementos de decoração que irão deixar seu lar doce lar aconchegante, com lembranças de pessoas que são especiais e que participaram dessa transição na vida adulta.

O chá de cozinha acaba sendo um momento em que você irá criar muitas memórias afetivas sobre essa fase da vida, que é tão especial.

Como organizar um chá de panela?

Apesar de ser um evento simples, a realização de um chá de panelas envolve várias etapas. E, para te ajudar, fizemos um guia com as principais. Confira a seguir.

Escolha o formato

Primeiramente, o anfitrião deve escolher o formato do evento que deseja realizar. Definido o horário da festinha, é hora de pensar no cardápio. Se você optar por café da manhã, lanche da tarde ou happy hour, não há necessidade de servir muita coisa, até porque, o chá de panela é uma reunião íntima, com poucos convidados.

Canapés, mini sanduíches, pães de queijo, salgados, verrines, pães, patês, frios, bolos simples, frutas e nuts estão de bom tamanho. Certamente, seus convidados vão apreciar muito essa ocasião ao seu lado. Para beber, chás, sucos e refrigerantes, ou quem sabe um espumante. Afinal, brindar a casa nova é um momento memorável!

Mas se você optar por um almoço, escolha pratos únicos, que vão te dar menos trabalho, como churrasco, barreado ou macarronada. Ademais, os próprios convidados podem levar uma bebida de sua preferência e o anfitrião poderá servir um espumante na hora do brinde.

É hora de fazer o convite

Em seguida, confeccione um convite de chá de panela para avisar seus amigos e familiares sobre o evento. A mudança de casa é um momento com muitas despesas. Então, ao invés de convites impressos, prefira a versão digital.

O Canva é uma plataforma digital que possibilita a criação de um layout para seu convite. A ferramenta é bem simples e qualquer pessoa habituada a usar computador e fazer posts para sua própria rede social, consegue criar um convite criativo e personalizado.

Por fim, não esqueça de colocar informações básicas, como dia, horário e local do evento, além de como o convidado pode encontrar a sua lista presentes na(s) loja(s) de sua preferência.

Outra vantagem do convite digital é que pode ser enviado via WhatsApp ou e-mail. Aproveite e estabeleça uma data para que o convidado confirme sua presença. Desta forma, você poderá se organizar em relação à quantidade de comida e bebida.

Decoração do chá de panela

Sem dúvida, a decoração vai dar um toque especial ao seu chá de panela e tornar esse evento inesquecível para você e, sobretudo, para seus convidados. Porém, para economizar, aposte em elementos simples e baratos.

Como decorar o ambiente

Os quadros negros pequenos são uma opção criativa e divertida. Você pode espalhar vários deles pela casa, com frases alegres. Para enfeitá-los, use trepadeiras no contorno. Afinal, as plantas sempre trazem cor e deixam qualquer ambiente mais aconchegante.

Os porta-retratos são peças decorativas bonitas e também são uma boa pedida. Imprima fotos com os convidados e coloque-as em vários porta-retratos pela casa toda, todos eles se sentirão especiais.

As flores são um capítulo à parte e devem fazer parte de qualquer decoração, por mais simples que seja. Há vários tutoriais na internet e dicas DIY para confecção de vasos. Aliás, garrafas adornadas com barbantes e fitas combinam com espécies como mosquitinhos, que são flores delicadas e baratas, mas que dão um efeito de sofisticação para o decor.

As suculentas também são uma ótima opção. Escolha vasinhos pequenos e crie tags com frases para decorá-los. No final do evento, eles podem servir de lembrancinhas para os convidados do seu chá de panela.

Capriche na mesa

A mesa ou o aparador onde ficarão os quitutes é um dos pontos altos da decoração, principalmente porque é o local preferido para fotos. Use taças, vasos e objetos antigos da sua família, como um jarro de porcelana ou uma bandeja que você herdou da sua avó. Esses itens certamente vão dar um toque especial na decoração. É uma ideia perfeita para eventos íntimos e que vão deixar seus familiares comovidos com a lembrança de uma pessoa especial.

E para destacar os quitutes da festa uma dica é elevá-las sobre a mesa. Para isso, utilize suportes e bases para que bolos, docinhos e lembrancinhas, por exemplo, ganhem destaque na produção do seu chá de panela.

As letras fofas também deixam qualquer ambiente mais descontraído. Que tal fazer um painel na parede de fundo da mesa com uma frase que define seu novo momento? As letras podem ser de madeira, metal ou tecido e são sucesso garantido em qualquer chá de panela.

O próximo passo para a organização do seu evento é a criação da lista de presentes. Vamos falar mais sobre isso na sequência.

O que pedir em um chá de panela?

Como já dissemos neste artigo, é indispensável criar uma lista de chá de panela. Na hora de confeccioná-la, separe os itens por preço, por exemplo, com sugestões de presentes com valores de R$50 a R$100, e assim por diante. Desta forma, seus convidados podem escolher uma opção que caiba no bolso de cada mim.

Você pode pedir, por exemplo:

– Potes plásticos para armazenar alimentos

– Plantas ou itens de decoração

– Uma luminária para a mesa do seu home office ou criado mudo

– Utensílios de cozinha como talheres, raladores, espremedores e moedores

– Jogo americano

– Formas, travessas e vasilhas

– Itens para banheiro (toalhas, saboneteiras)

– Almofadas

– Porta-retratos

Nos próximos tópicos, vamos falar dos itens que são essenciais e aqueles que são opcionais. Continue a leitura para não perder nenhum detalhe.

Itens essenciais

Indiscutivelmente, a mudança para sua casa própria ou para um novo apartamento é um momento único. Tomar um café da manhã pela primeira vez no seu lar doce lar certamente terá um gostinho especial, sobretudo se as louças e talheres que farão parte daquela refeição forem presentes de pessoas especiais. E esse é justamente o objetivo do chá de panela.

Mas para que você não esqueça de nenhum item indispensável na sua rotina, confira neste post do nosso blog uma lista que vai de ajudar a organizar sua casa nova.

Itens opcionais

Além dos itens essenciais, há alguns utensílios que podem trazer mais praticidade e conforto para sua nova casa. Podemos classificar esses objetos como itens opcionais na ordem da lista do chá de panelas. Todos eles também estão elencados neste post do nosso blog.

Por fim, segue nossa última sugestão neste artigo sobre chá de panela: se você está comprando um imóvel na planta, recomendamos que você economize uma quantia por mês para os móveis e outros objetos. Na hora da mudança, contar com um cofrinho para adquirir tudo que é necessário para viver com conforto no novo lar será uma preocupação a menos.

Além disso, administre sua poupança com sabedoria! Algumas coisas são mais importantes que outras e, no fim, você vai descobrir que tudo se dá um jeito.  O que importa, de verdade, é que você está realizando um grande sonho!

Até a próxima!

Categorias
Dicas de Compra de Imóveis

Vantagens do financiamento direto com a construtora

Flexibilidade na negociação, condições de pagamento facilitadas e menos burocracia são os maiores benefícios para quem busca financiamento direto com a construtora.

Comprar um imóvel é um momento muito esperado por grande parte da população brasileira. E, antes de fechar o contrato, é necessário planejamento. Geralmente, uma das maiores dúvidas na hora de realizar o sonho da casa própria é sobre as condições de pagamento. E, neste quesito, uma das perguntas mais frequentes é se vale a pena comprar apartamento direto com a construtora.

Neste artigo, vamos responder a essa pergunta e elencar as vantagens dessa modalidade de financiamento para que você possa fazer uma escolha consciente.

O que é financiamento direto com a construtora?

Essa é uma boa opção de financiamento para quem quer comprar um imóvel, pois possibilita financiar tanto um apartamento pronto quanto aquele que foi lançado recentemente e que ainda está na planta.

Mas afinal, como funciona a compra de um apartamento direto com a construtora? O contrato de compra e venda é celebrado entre as duas partes: a construtora e o cliente final, sem burocracias já que nenhum banco irá intermediar a transação. Neste documento, ficam estabelecidas as taxas de juros e atualização de valores de acordo com as cláusulas lá dispostas.

Nesta modalidade, o FGTS não pode ser usado para amortizar o contrato. Porém, em contrapartida, os valores apresentados pelas construtoras geralmente são melhores em relação aos praticados pelas instituições bancárias. Além disso, a aprovação de crédito com as construtoras é mais simples.

Dá para financiar apartamento na planta?

Sim! É muito comum financiar apartamentos na planta ou que acabaram de ficar prontos. E uma das vantagens de optar por um imóvel em que você será o primeiro dono é saber que ele está completamente regularizado.

planta

Sem contar que, quando você adquire um apê direto da construtora, geralmente esse imóvel será novinho em folha!

Quais são os documentos necessários para a compra direto com a construtora?

Geralmente, as construtoras pedem os seguintes documentos para aprovação de crédito: comprovação de renda, análise de crédito básica e documentação para compra.

Contudo, vale citar que, como as construtoras trabalham com imóveis na planta, não existe necessidade de levar os documentos do imóvel para solicitar a aprovação do financiamento. E, sem dúvida, esse é um fator que facilita muito no processo de compra para quem busca financiamento direto com a construtora.

Para quem interessa o financiamento direto com a construtora?

Essa modalidade é recomendada, sobretudo, para quem gosta de planejar suas finanças. O ideal é que o comprador reserve até 30% do seu orçamento mensal para esse fim.

No apartamento financiado direto com a construtora, quando o prazo para a quitação da dívida é menor, o valor das parcelas aumenta. Contudo, em casos em que o prazo é maior e os valores menores, deve-se levar em conta a longevidade da dívida adquirida.

Quais são as taxas de juros praticadas pelas construtoras?

Normalmente, o reajuste junto ao IPCA é a medida para o cálculo das taxas. Como falamos no começo deste artigo, numa negociação de financiamento direto com a construtora, os juros estarão atrelados à empresa que irá fazer o financiamento, sem o intermédio de outros agentes financeiros.

Uma dica para quem está buscando um imóvel e vê o financiamento como alternativa para realizar o sonho da casa própria: conheça as construtoras e solicite uma simulação para ter uma noção dos valores das parcelas e cobrança de taxas de juros, entre outras informações.

Vale dizer ainda que as vantagens de comprar um apartamento financiado direto com a construtora são grandes e vamos falar sobre elas no próximo tópico.

Vantagens de financiar um imóvel direto com a construtora

Como já falamos, a compra de um apartamento é uma grande conquista e proporciona mais qualidade de vida para você e sua família. Mas antes de preparar a mudança, é necessário avaliar o mercado para planejar e identificar a melhor opção para fazer um bom negócio.

empreendimento audace

E negociar um apartamento direto com a construtora pode ser uma excelente oportunidade e deve estar obrigatoriamente no radar de quem está procurando um imóvel, tanto que essa é uma das alternativas mais procuradas do mercado.

Saiba agora quais as principais vantagens do financiamento direto com a construtora!

Menos burocracia na hora do financiamento

Não há intermediários na negociação quando o financiamento do apartamento é realizado direto com a construtora. Ou seja, não há consultores imobiliários ou bancos envolvidos neste tipo de transação imobiliária. Na prática, isso significa menos burocracia e mais rapidez para você conquistar o sonho da casa própria!

Além disso, as construtoras contam com uma equipe de atendimento que conhece todos os trâmites do processo de compra de um imóvel e que conseguem encontrar soluções com agilidade se surgirem percalços no percurso.

Flexibilidade na negociação

É simples assim: são as construtoras que fazem as regras dos contratos de financiamento imobiliário e, por isso, tem autonomia para negociar condições melhores na entrada ou de prazo de pagamento do imóvel com o comprador. Ou seja: elas podem flexibilizar os contratos e ajudar os clientes a conquistarem o sonho de mudar para uma casa nova.

Essa flexibilização é possível porque as construtoras não estão sujeitas às regras do sistema financeiro habitacional. Ao financiar um apartamento direto com a construtora, o cliente encontra mais possibilidades e margens de negociação, que não podem ser oferecidas por instituições bancárias.

Taxas menores

As taxas e juros que os bancos cobram para financiar um imóvel podem elevar o preço das parcelas. Por isso, vale a pena conversar com as construtoras e saber o que elas oferecem de atrativo antes de se resignar às imposições do banco.

Outra vantagem é ter uma parcela com preço fixo e saber o quanto do seu orçamento será comprometido para a quitação do imóvel, sem ser surpreendido com más notícias no caminho.

Quando a pessoa negocia o financiamento do imóvel diretamente com um banco, pode ter de pagar taxas extras e seguros, o que eleva o valor da parcela mensal.

Conheça a construtora antes de financiar um apartamento

Agora que você já está por dentro dos benefícios e facilidades de comprar um apartamento direto com a construtora, é hora de escolher uma empresa confiável, que ofereça apartamentos de qualidade.

Portanto, considere alguns fatores para direcionar sua escolha e negociar com uma empresa séria e que tenha uma boa reputação no mercado imobiliário. Alguns desses fatores são:

·         Pontualidade na entrega dos apartamentos adquiridos na planta

·         Qualidade dos apartamentos já entregues

·         A credibilidade da construtora no mercado

·         As condições e planos de pagamento

·         Itens que podem trazer conforto para sua família no presente e valorização do seu imóvel no futuro, como segurança do condomínio, área de lazer completa e localização do empreendimento

E se você leu este artigo até o final e ficou interessado em comprar um imóvel, convidamos você para conhecer nossos empreendimentos. Estamos em Curitiba, Londrina, Apucarana e até mesmo no litoral do Paraná.

Outra sugestão é fazer uma visita às nossas Centrais de Vendas e aproveitar a ocasião para fazer uma simulação de um financiamento direto com a Pride. Esperamos por você!