Categorias
Cases de Sucesso e Projetos

ISO 9001 na construção civil: saiba porque a certificação importa

Sabia que existe uma certificação chamada ISO 9001 e que ela é indispensável na construção civil? Porém, antes de tudo, vamos falar sobre o contexto que faz dela um aspecto de suma importância. Para quem está de olho nas oportunidades do setor, este artigo é leitura obrigatória!

Ao escolher um empreendimento para morar, o consumidor cria uma série de expectativas. E com razão, afinal, trata-se de um investimento alto que deve corresponder integralmente ao projeto, da planta à entrega final.

Para que nenhum imprevisto coloque este ideal em risco, o melhor caminho é buscar por empresas que priorizam a qualidade dos serviços oferecidos. Neste cenário, a construção civil é um nicho no qual há grande concorrência.

Por isso, em meio a tantas opções, escolher a marca certa fará toda a diferença. Neste artigo, vamos apresentar o que é a ISO 9001 e como ela pode ser determinante para quem está em busca de um imóvel.

O que é ISO 9001?

Antes de tudo, vamos ao significado da ISO 9001. Trata-se de um conjunto de normas com o intuito de certificar as empresas sobre a qualidade de seus produtos e serviços. Isto é, atua como um instrumento capaz de guiar gestores rumo a uma cultura organizacional pautada em alto nível de desempenho.

No Brasil, o gerenciamento do sistema ISO (International Organization for Standardization) é feito pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Qualquer organização, independentemente do nicho e porte, pode solicitar a homologação do certificado, visto como um diferencial de peso nos negócios, especialmente nos que se destacam.

Quais os objetivos da ISO 9001?

A fim de assegurar a plena satisfação dos clientes, bem como garantir a otimização de processos, a ISO 9001 tem como foco principal a gestão estratégica. Dessa forma, é possível melhorar a eficiência operacional e, ao mesmo tempo, fortalecer a imagem, garantindo uma boa reputação no mercado.

Na prática, exige adequações para trazer eficiência à cadeia produtiva, o cumprimento de requisitos legais e regulatórios, além da identificação e solução para falhas e riscos.

Ao ser renovada, a certificação atualiza a documentação sobre procedimentos de trabalho e instruções técnicas. Ademais, protege o negócio contra entregas de produtos fora da conformidade, garantindo credibilidade e confiança.

Como a ISO 9001 se aplica na construção civil?

A preocupação com a qualidade em todos os níveis é fundamental na construção civil. Aqui na Pride, por exemplo, existe um departamento que cuida exclusivamente dos detalhes referentes aos empreendimentos, inclusive os que envolvem as diretrizes normativas.

Assim sendo, os analistas visitam as obras frequentemente para verificar se está tudo sob controle. Eles conferem desde a colocação de uma cerâmica a questões envolvendo documentos e autorizações, que devem estar sempre em dia. A ideia é mitigar erros e padronizar boas práticas, sempre pensando na qualidade da entrega final.

iso 9001

Portanto, a implementação da ISO 9001 oferece diversas vantagens para a empresa e, consequentemente, para as entregas e resultados. Abaixo, selecionamos os três principais benefícios.

1. Padronização de processos

A padronização de processos, sobretudo os fabris, é o principal atributo da IS0 9001, pois promove diversas adequações positivas. Com ele, alcançar objetivos presentes no planejamento estratégico se torna palpável. Entre os principais, estão:

  • Eficiência operacional
  • Diminuição do retrabalho
  • Respeito às normas técnicas
  • Dados e informações claras
  • Tomadas de decisões assertivas
  • Redução de custos

2. Estruturação corporativa

Após a implementação da ISO 9001, é comum notar que os colaboradores trabalham melhor. Sem dúvida, uma reação da comunicação mais aberta e inclusiva, na qual todos podem opinar.

Ao compartilhar responsabilidades, as lideranças abrem espaço para que os funcionários sintam-se responsáveis pelas etapas dos projetos, o que aumenta o engajamento e a motivação. Ao mesmo tempo em que cada um sabe seu papel, todos atuam de forma colaborativa, tornando a rotina de trabalho mais organizada e estruturada.

3.Melhoria contínua

Como já dissemos, o selo ISO 9001 atesta o compromisso com as diretrizes de gestão empresarial que visam a excelência. Juntamente à constante atenção aos compromissos no âmbito da responsabilidade social e da busca pela melhoria contínua.

A Pride tem um compromisso com seus clientes, mas também prioriza um ambiente de trabalho no qual todos os colaboradores estejam conscientes de suas responsabilidades. Para garantir isso, realizamos auditorias internas para medir a transparência e solidez em todos os nossos processos.

Construtora Pride é certificada ISO 9001

Se ficou alguma dúvida sobre o que observar antes de escolher uma construtora, priorizar as que possuem reconhecimento é a melhor maneira de ficar seguro. Isso significa contratar empresas nas quais metodologias construtivas e formas de gestão mais eficientes são compromissos publicamente assumidos e, claro, cumpridos.

Algo que é uma realidade intrínseca à atuação da Pride, atestada pelo selo ISO 9001 desde 2019. De lá para cá, a certificação tem sido anualmente renovada, o que confirma o nível de excelência das nossas atividades, sejam elas internas ou externas. 

Da prospecção ao pós-venda, nossa missão é ir além do esperado, sempre com foco na satisfação de nossos clientes e no cumprimento rígido de normas e legislações. E o resultado a gente colhe todos os dias: o sorriso de nossos clientes, e o reconhecimento como uma das 50 maiores construtoras do Brasil.

Categorias
Dicas de Compra de Imóveis

Como usar o FGTS no financiamento imobiliário

Como construtora, temos o privilégio de estar ao lado de muitas famílias no momento em que elas realizam o sonho de adquirir um imóvel próprio. Na maioria dos casos, isso torna-se possível graças a recursos como do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, ou simplesmente FGTS, um direito adquirido do trabalhador que pode ser utilizado na compra de um imóvel.

Se você ainda não tirou esse plano do papel por não saber como usar o FGTS em um financiamento imobiliário, hoje vamos sanar as principais dúvidas sobre o tema. Afinal, sabemos da importância que um apoio financeiro como esse tem para viabilizar uma conquista tão especial.

Confira a seguir, o passo a passo com as regras de como usar o FGTS na compra de um imóvel financiado!

O que é FGTS?

No Brasil, todo trabalhador com carteira assinada em regime CLT passa a ter em seu nome uma conta na Caixa Econômica Federal vinculada ao FGTS. Isso ocorre logo após ele ser contratado.

Nela, os empregadores depositam mensalmente o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário. Na prática, funciona como uma espécie de poupança, na qual o dinheiro fica guardado para algum caso de necessidade.

Além de proteger o trabalhador demitido sem justa causa – uma vez que o dinheiro pode ser sacado caso isso aconteça – , essa espécie de poupança fica à disposição para outras situações, a critério do titular. Entre elas, por exemplo, está a utilização do FGTS para comprar um imóvel residencial.

O saldo do FGTS é um benefício empregado na entrada do financiamento, constituindo parte do pagamento ou mesmo o valor integral da entrada (a depender do valor). Da mesma forma, o montante também serve para quitar totalmente ou amortizar a dívida, independentemente do tipo de sistema escolhido para concretizar o negócio (SFH ou SFI).

Por fim, o FGTS também pode diminuir em até 80% o valor das prestações por um ano e ser utilizado para pagar até seis parcelas do financiamento habitacional, consecutivas ou não, que estejam em atraso.

Como saber meu saldo do FGTS?

Antes de tudo, é fundamental saber quanto de saldo está disponível em suas contas FGTS. Atualmente, realizar a consulta é muito prático: por meio do app FGTS, disponível para baixar na loja de aplicativo do seu smartphone. Quem preferir pode ir até uma agência da Caixa e realizar a verificação juntos ao setor responsável.

Vale lembrar que os cidadãos podem ter mais de uma conta do FGTS, já que cada emprego CLT gera uma nova. Caso tenha optado pelo saque aniversário – que permite uma retirada parcial por ano, no mês de nascimento, fique atento aos valores. A adesão à modalidade é opcional e quem não comunicar a escolha permanece na sistemática padrão, que é o saque rescisão.

Como usar o FGTS no financiamento imobiliário?

Bom, vamos ao que interessa: se acaso possuir qualquer quantia nas contas FGTS atreladas a contratos de trabalho com carteira assinada, chegou a hora de aprender como aplicar a reserva da melhor forma. Isto é, comprando um apartamento para chamar de seu. Por ser corrigido pela TR (Taxa Referencial), o FGTS tem rendimento abaixo do financiamento imobiliário, que chega a 10%. Ou seja, deixar o dinheiro “parado” no fundo acaba não compensando.

A menos que você tenha menos de três anos de carteira assinada ou já possua outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), não encontrará impedimentos para efetivar a operação. Porém, o interessado não pode ter outra residência em seu nome na cidade onde pretende comprar o imóvel, que precisa ser para fins residenciais. Em suma, a Caixa não libera o recurso em situações que envolvam terrenos para construção de casas e nem se houver a intenção de adquirir o bem para familiares, dependentes ou terceiros.

Ao assinar o contrato, o agente financeiro ou banco escolhido irá comunicar à Caixa que, após conferir se o candidato atende a todos os requisitos, fará a liberação. Assim que autorizado, o valor entrará na conta do vendedor e será repassado diretamente para o agente financeiro.

Passo 1

Como já dito, o primeiro passo para poder usar o FGTS em um financiamento imobiliário é saber o saldo disponível. Com o propósito de facilitar a vida dos usuários, a Caixa disponibiliza o serviço de forma 100% digital e gratuita. Portanto, a nova versão do aplicativo FGTS é encontrada gratuitamente na plataforma Android, via Play Store.

Acessar o app FGTS no celular é simples e rápido:

  1. Na loja de aplicativos do seu celular, busque o FGTS. Clique em instalar e abra o aplicativo;
  2. Selecione a opção “Cadastre-se”
  3. Preencha todos os dados solicitados: CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e crie uma senha de acesso;
  4. A senha deve ser numérica, com seis dígitos. Para quem já usava o aplicativo, basta repetir o mesmo número de senha que usava antes ou solicitar uma nova;
  5. Depois de incluir seus dados, clique no botão “Não sou um robô”;
  6. Você vai receber um e-mail de confirmação no endereço de e-mail informado no cadastro. Acesse-o e clique no link que foi enviado;
  7. Em seguida, abra o app e informe o “CPF” e “senha” cadastrada;
  8. Faça o login e responda algumas perguntas adicionais sobre a sua vida funcional;
  9. Após responder, você deve ler e aceitar as condições de uso do aplicativo, clicando em concordar;
  10. Pronto, app instalado, cadastro feito e recursos liberados. 

Passo 2

Chegou a hora de solicitar a utilização do saldo do FGTS, informando à Caixa o desejo de aplicar as quantias disponíveis em um financiamento imobiliário. Escolha a maneira que for mais conveniente entre as duas abaixo:

  1. Pela internet: o pedido é feito pelo aplicativo “Habitação Caixa”: digite o nome na barra de pesquisa da Play Store, clique em instalar e siga as instruções;
  2. Por telefone: 0800 104 0104 ou 4004 0104. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h. Tenha o número do seu contrato em mãos.

Passo 3

Caso ainda não tenha utilizado o FGTS em algum contrato habitacional, reúna a documentação e entregue em uma agência da Caixa ou correspondente Caixa Aqui mais próximo. Os principais documentos necessários são:

  • Documento oficial de identificação;
  • Extrato de conta vinculada ao FGTS;
  • Carteira de trabalho para comprovar o tempo de trabalho sob o regime do FGTS;
  • Se você é trabalhador avulso, declaração do órgão gestor da mão de obra ou do sindicato;
  • Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – DIRPF. No caso de trabalhador casado ou em união estável, apresentar a DIRPF de ambos os cônjuges/companheiros.

Confira a lista completa de documentação​, com os casos excepcionais, clicando aqui.

Adquira um imóvel Pride com seu saldo FGTS

Sabia que a compra da casa própria é o maior sonho da maioria dos brasileiros? Inclusive, segundo o Datafolha, para muitos cidadãos o objetivo é mais importante do que estabilidade financeira, religião ou filhos. Embora fatores esternos como pandemia, alta na taxa de juros e inflação tenham provocado prejuízos econômicos na população, a busca por imóveis cresceu nos últimos anos. Seja como for, o mercado imobiliário se manteve aquecido.

De fato, o panorama comprova a importância de investir as reservas, incluindo o saldo do FGTS, em um patrimônio seguro que tende a valorizar. Aqui na Pride, temos um time de profissionais preparados para lidar com todas as questões que envolvem tanto o uso do FGTS quanto dos demais subsídios que podem ser utilizados na obtenção de um imóvel.

Sem falar no portfólio de apartamentos com opções que agradam a todos os tipos de bolsos. São empreendimentos bem localizados, com plantas versáteis, metragens que se encaixam nas necessidades das diferentes configurações familiares e áreas de lazer completas que garantem a diversão de toda a família.

Venha conhecer nossos empreendimentos com valores dentro da margem de utilização do FGTS e realize o sonho de ter seu próprio apê. Ainda que presenciar momentos assim seja comum por aqui, poder fazer parte disso é algo que nos enche de orgulho e sempre nos emociona!

Categorias
Dicas de Compra de Imóveis

O que é subsídio e como ele te ajuda a comprar o imóvel dos seus sonhos

Para muitos brasileiros, o subsídio significa realizar o sonho de comprar um imóvel. Aliás, em alguns casos, o primeiro da vida. Não é para menos, pois o benefício que facilita a conquista da casa própria é uma chance palpável de fazer um financiamento habitacional. Mas, afinal o que é subsídio? Neste post, vamos desmistificar esse assunto e explicar, de forma prática, como ele ajuda milhões de famílias brasileiras a conquistarem o tão sonhado imóvel próprio.

O que é subsídio?

O termo se refere ao crédito dado pelo governo, por uma empresa ou instituição financeira para tornar os preços de casas e apartamentos mais acessíveis, bem como para fazer com que as prestações não pesem tanto no bolso ou comprometam muito o orçamento mensal das famílias brasileiras.

Na prática, o subsídio é como um desconto, ofertado pelo banco (normalmente a Caixa Econômica Federal), para o comprador abater determinado montante do valor total do imóvel residencial que ele deseja comprar.

A construtora, por sua vez, recebe o que foi abatido em forma de isenção fiscal. Para que chegue a mais pessoas (especialmente famílias de baixa renda), a União utiliza uma série de programas habitacionais, sendo o Minha Casa, Minha Vida (MCMV) o maior do país.

A boa notícia é que o governo paga parte da sua casa e não cobra depois. As famílias que possuem renda bruta de até R$ 2.640, por exemplo, podem conseguir um subsídio da Caixa de até R$ 55 mil para adquirir um imóvel. Em alguns casos, o valor subsidiado pode chegar a 95% do valor total do imóel, o que diminui o custo do financiamento e deixa as parcelas mais baratas.

Conforme as regras do plano escolhido, os valores variam de acordo com a soma dos salários das pessoas que residem juntas, a região escolhida e, claro, o preço do imóvel.

Quem tem direito aos subsídios?

Para fazer um financiamento imobiliário e obter o desconto proporcionado pelo subsídio é necessário atender a alguns requisitos. Na Caixa, instituição pela qual é feita a compra por meio do Minha Casa Minha Vida, é exigido que o candidato apresente as características listadas a seguir.

  • Ser maior de 18 anos
  • Brasileiro ou legalmente naturalizado
  • Não pode estar no Cadastro Nacional de Mutuário (CADMUT)
  • Ter o perfil para se encaixar em um dos grupos de renda do Minha Casa Minha Vida
  • Não ter participado de outro programa habitacional (como o Casa Verde e Amarela)
  • Não ter nenhum imóvel financiado
  • Não ter casa ou apartamento em seu nome

O que é subsídio do Minha Casa Minha Vida

O governo criou o Minha Casa Minha Vida em 2009. A partir dele, muitas famílias já puderam adquirir o tão sonhado primeiro imóvel. Sua finalidade é, justamente, contemplar cada vez mais pessoas. Aliás, o programa possibilita condições facilitadas de pagamento, além de promover o desenvolvimento econômico e a geração de empregos na construção civil.

À princípio, os interessados verificam em qual das três faixas de renda se enquadram. O programa divide famílias em duas categorias de acordo com a localidade onde moram. Os residentes nas capitais e demais centros urbanos do país, devem comprovar renda bruta familiar mensal de até R$ 8 mil, enquanto para os moradores do campo o valor da renda bruta é anual, e tem limite de R$ 96 mil por ano.

Importante ressaltar que mulheres chefes de família, idosos, pessoas com deficiência e população em situação de rua, têm prioridade para o acesso ao subsídio. Mais um detalhe: o programa reserva 50% das unidades do programa para os beneficiários da Faixa 1 – cuja renda bruta familiar deve ser de até R$ 2.640 por mês.

Agora que você sabe o que é subsídio dentro do contexto do programa Minha Casa Minha Vida, saiba como se inscrever clicando aqui.

Casa Fácil Paraná

Já o Casa Fácil Paraná, lançado pela Companhia Habitacional do Paraná (Cohapar), é mais uma oportunidade, com foco nas famílias paranaenses, ou que residem no estado. Este ano, a modalidade Valor de Entrada do programa entrou em uma nova etapa. O subsídio, que antes era de R$ 15 mil, passou a ser de R$ 20 mil por casa.

Por meio do programa, a Cohapar financia diretamente a construção de casas para famílias com renda de um a seis salários mínimos. As condições de pagamento facilitadas incluem a ausência de cobrança de valor de entrada, juros de 2%, e prestações mensais reduzidas para o financiamento, que pode ser quitado em até 420 meses.

Além da ampliação no número de beneficiários e do valor do subsídio, a atual fase do programa reúne outras mudanças para facilitar o acesso à casa própria. Uma delas é a renda máxima para ter direito ao benefício, que passou de três para quatro salários mínimos nacionais.

Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE)

Outro programa que quem quer saber o que é subsídio pode ter interesse é o SBPE – sigla para Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo. O SBPE nada mais é que uma outra modalidade de crédito que viabiliza a aquisição de imóveis, sejam eles novos ou usados (residenciais e comerciais), e terrenos (urbanos ou rurais).

Apesar das semelhanças com o Minha Casa Minha Vida, que inclui menos juros (cerca de 12% ao ano) e prazos maiores para pagar (até 35 anos), a maior parte dos recursos disponibilizados no SBPE vêm de rendimentos da poupança e do FGTS. Ainda que a Caixa Econômica Federal seja o maior mantenedor, ele também está disponível em grande parte das instituições financeiras do Brasil.

Como ter acesso aos subsídios?

Como construtora que já lançou milhares de unidades habitacionais que SE encaixam no programa Minha Casa Minha Vida, assim como em outras linhas de crédito, como o Casa Fácil Paraná e O SBPE, a Pride tem expertise nessa área, uma vez que já ajudou mais de 3 mil famílias paranaenses a realizarem o sonho do imóvel próprio.

Então, se você ficou com alguma dúvida sobre o que é subsídio ou como se inscrever e tirar proveito deles, conte conosco. Temos uma equipe de especialistas à disposição em nossos canais oficiais de atendimento, bem como em nossas Centrais de Vendas.

Subsídios para imóveis Pride em Londrina

Graças aos investimentos da Construtora Pride, a população de Londrina tem a oportunidade de adquirir apartamentos contemplados pelos programas Minha Casa, Minha Vida e Casa Fácil Paraná. Juntos, eles geram descontos que podem chegar a até R$ 75 mil. De fato, uma verdadeira mola propulsora ao investimento capaz de garantir segurança e estabilidade.

o que é subsídio

Uma unidade do London Blue, por exemplo, pode ter até 35% do valor total da venda subsidiado. Certamente, um incentivo e tanto, sobretudo para quem deseja morar em uma das regiões que mais crescem na cidade, a Zona Norte de Londrina, perto de tudo o que se precisa para viver com conforto e comodidade.

O condomínio faz parte da Linha London, composta por diversos empreendimentos com projetos arquitetônicos modernos, áreas de lazer completas e infraestrutura de qualidade. As plantas vão de 42,38 m² a 47,7 m², com ou sem sacada, além de unidades com jardim privativo. As torres possuem elevador e os espaços de lazer são bem atrativos, pois incluem piscina, playground, quadra esportiva, salão de festas e muito mais.

Agora que você entendeu o que é subsídio e como este benefício pode ajudá-lo a adquirir um imóvel, chegou a hora de tirar os planos do papel! Confira a página Facilita Pride, escolha o apê que mais combina com você e tenha acesso às melhores condições de pagamento!